• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Conhecido como 'santo das chuvas', São Pedro também é o 1º Papa da história da Igreja Católica

Conhecido como 'santo das chuvas', São Pedro também é o 1º Papa da história da Igreja Católica

Em Salvador, devotos homenageiam o santo na paróquia dedicada a ele

Por Emilly Lima
Ás

Conhecido como 'santo das chuvas', São Pedro também é o 1º Papa da história da Igreja Católica

Foto: Reprodução

Depois de Santo Antônio e São João, finalizamos os festejos dos três santos juninos com São Pedro, que é celebrado nesta quinta-feira, 29 de junho. O santo é muito atribuído ao poder das chuvas, afinal, quem nunca colocou a culpa nele por chover muito quando se aguardava um sol?! No entanto, o religioso não é somente conhecido por isso, ele também é um dos primeiros apóstolos de Jesus, foi responsável por liderar o primeiro grupo de pregadores da fé cristã no mundo e também foi o primeiro Papa da história na Igreja Católica.

Antes de virar Pedro, o santo se chamava Simão e estava pescando com o seu irmão André, quando viu Cristo e largou tudo para segui-lo. Ambos viraram os primeiros discípulos. De acordo com o padre Aderbal Galvão de Sousa, da Paróquia São Pedro, em Salvador, foi a partir da formação dos 12 apóstolos de Jesus que o então Simão foi escolhido para liderar o grupo. "Depois de formar e preparar os 12 discípulos, Jesus escolheu Simão como líder dos outros membros. Por isso ele mudou o nome, de Simão para Pedro. Mudar o nome era muito comum no povo judaico, quando havia mudança na missão", explicou o pároco.

"O nome Pedro significa "pedra" ou "rocha", algo muito firme. A missão dele é confirmar os irmãos na fé e edificar a Igreja", completa.

Líder dos apóstolos e primeiro Papa

Por ter sido o líder do grupo dos 12 apóstolos, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, Pedro assumiu a coordenação dos trabalhou e se tornou, mais tarde, o primeiro bispo de Roma, o que lhe dá a nomeação de primeiro Papa da história na Igreja Católica.

"Como Pedro foi o primeiro a apascentar as ovelhas e depois Jesus foi crucificado, Pedro continuou firme, cuidando da missão que recebeu e por isso ele sofreu assim como Jesus, foi perseguido e preso muitas vezes. Depois da sua morte, ele foi sepultado em uma colina de Roma, onde foi considerado o primeiro Papa da Igreja", afirmou.

"Eu costumo dizer que nós visualizamos Pedro em Francisco. Francisco é para nós o rosto, a voz e a missão de Pedro", acrescentou. Assim como aconteceu com Pedro, que mudou de nome ao ganhar uma missão, ocorreu com o atual Pontífice. O nome real do Papa Francisco é Jorge Mario Bergoglio.

Crucificado de cabeça para baixo

Ao continuar a missão dada por Jesus, Pedro seguiu com os trabalhos até aproximadamente o ano de 67, quando foi preso e crucificado pelo Império Romano. "O motivo da morte de Pedro foi o mesmo que ocorreu com os outros discípulos, todos foram martirizados. Eles morreram porque o império não aceitava e não suportava a força da Palavra de Jesus, não gostavam de quem defendia os direitos dos seres humanos", disse.

Diferente de Jesus, ele foi crucificado de cabeça para baixo. Esse foi o seu último pedido antes de ser morto porque dizia que não era digno de morrer da mesma forma que Jesus.

O local da morte de Pedro teria sido Roma, na atual Itália, e o seu corpo foi sepultado onde hoje, encontra-se a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Homenagens em Salvador 

Em Salvador, Paróquia São Pedro contará com programação especial na festa do padroeiro dos pescadores. O santo recebe homenagens de devotos em Salvador, nesta quinta-feira, 29 de junho. No centro da capital baiana, a paróquia preparou uma programação especial com Missas que serão celebradas ao longo de todo o dia: às 7h, às 8h, às 9h, às 10h, às 12h e às 14h30. 

Às 15h30 acontecerá a procissão com a imagem do santo, saindo e retornando para o templo, com o percurso que passará pela Rua Direita da Piedade, Politeama de Cima e Avenida Sete de Setembro. O ápice das homenagens a São Pedro será a Missa Solene, às 16h30, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário