• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Conselho Central dos Judeus na Alemanha completa 70 anos neste domingo (19)
Mundo

Conselho Central dos Judeus na Alemanha completa 70 anos neste domingo (19)

O local nasceu como instituição provisória: cinco anos após a Shoah

Por Da Redação
Ás

Conselho Central dos Judeus na Alemanha completa 70 anos neste domingo (19)

Foto: Thomas Imo/Photothek/Getty Images

O Conselho Central dos Judeus na Alemanha completou 70 anos com grandes histórias para o mundo. O local nasceu como instituição provisória: cinco anos após a Shoah, o genocídio de 6 milhões de judeus pelos nacional-socialistas da Alemanha, os representantes das comunidades reagrupadas o fundaram como sinal de existência da vida judaica no país dos assassinos.

As primeiras comunidades já haviam se reanimado algumas semanas depois do fim da Segunda Guerra Mundial, com a vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazista, em 1945. Ao total, foram fundadas 51 comunidades judaicas no país.

À época da criação do Conselho Central, vivia na Alemanha um total de 15 mil judeus. Na cerimônia de fundação, em 19 de julho de 1950, em Frankfurt, também estavam presentes representantes de comunidades da Alemanha Oriental. 

"O Conselho Central não foi fundado para representar os judeus na Alemanha sob o aspecto 'vida judaica dentro de 50, 70, 100 anos'", explica o presidente do grêmio, Josef Schuster. Segundo ele, ao contrário, a instituição foi criada como  "uma organização de apoio para facilitar a migração dos sobreviventes da perseguição nazista na Europa Central e Oriental, e também a emigração de judeus para fora da Alemanha".

Atualmente, o Conselho é a representação de interesses reconhecida pelas 105 comunidades de judeus da Alemanha, com um total de 100 mil membros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.