Conselho da Previdência aprova juros do consignado do INSS a 1,97%
O teto aprovado não agradou entidades sindicais
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (28), com 11 votos favoráveis, a proposta do governo federal para que o patamar máximo dos juros para crédito consignado oferecido a beneficiários do INSS seja de 1,97% ao mês. A proposta foi aceita com apenas um voto contra e três abstenções, dos 15 integrantes do Conselho.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse em entrevista coletiva esperar que o sistema financeiro retorne, "em breve", a atuar com o crédito consignado do INSS. "Vamos avaliar nos próximo dias caminhos novos para os consignados", disse.
Apesar da aprovação, o ministro destacou que os juros a 1,97% continuam altos. "Recuamos no que queríamos para o teto de juros do consignado pela pressão que bancos fizeram. Considero que os juros continuam altos", afirmou.
O teto aprovado não agradou às entidades sindicais que participaram do CNPS, que defendem juros máximos de 1,90%. CUT, Contag e Força Sindical, dentre outras, discursaram em defesa da taxa máxima menor.