Conselho de Segurança da ONU debate uso de armas químicas na Ucrânia hoje (11)
Encontro foi solicitado pela Rússia, que alega suposta fabricação deste tipo de armamento por parte dos ucranianos

Foto: China News Service/Getty Images
O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta sexta-feira (11), em um reunião de emergência solicitada pela Rússia, para debater acerca da suposta produção de armas químicas na Ucrânia. O país russo acusa ucranianos e estadunidenses de realizarem manipulações em laboratórios químicos. Ambos os governos negaram.
Vale ressaltar que em 2018, a Rússia já tinha acusado os Estados Unidos de realizar, secretamente, experimentos químicos em um laboratório na Geórgia, outra ex-república soviética que, como a Ucrânia, quer ientrar para a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e para União Europeia.
A acusação da Rússia ocorrem em meio a alegação dos Estados Unidos, na quarta-feira (9), de que o exército russo pode ter usado armas químicas em bombardeios na Ucrânia. "A Rússia tem repetidamente espalhado desinformação sobre o uso repetido de armas químicas pela Síria", disse o vice-embaixador dos EUA, Richard Mills.
"A recente torrente de mentiras da Rússia, na tentativa de justificar a guerra premeditada e injustificada contra a Ucrânia, deve deixar claro, de uma vez por todas, que não se pode confiar na Rússia para falar sobre o uso de armas químicas na Síria", apontou Mills.Durante.
"Os paralelos com a ação russa na Síria são claros" e "a comparação se estende também às armas químicas, pois vemos o conhecido espectro da desinformação russa", acrescentou o colega britânico, James Kariuki.


