Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta segunda (30) para discutir conflito em Gaza
Encontro acontece na sede da ONU, em New York

Foto: ONU News/Divulgação
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai debater, durante uma reunião nesta segunda-feira (30), o avanço do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. O encontro acontece na sede da entidade, em New York, nos Estados Unidos.
A reunião, que será realizada de modo emergencial, foi convocada a pedido dos Emirados Árabes Unidos, e será presidida pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira.
O órgão está enfrentando dificuldades para aprovar uma resolução humanitária que permita o trânsito de civis e a entrada de ajuda na Faixa de Gaza.
O Conselho de Segurança da ONU é o responsável por zelar pela paz internacional. Ele tem 5 integrantes permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes....
Saldo da guerra
Iniciado em 7 de outubro, o conflito já deixou milhares de mortos em Israel e Gaza. O Hamas afirma que 8 mil pessoas morreram em Gaza. Este número não foi verificado por entidades independentes. Do lado israelense, há cerca de 1.400 vítimas.