Conselho Superior do MPF vai eleger vice-presidente para definir interino caso mandato de Aras termine sem Lula escolher novo titular
O presidente Lula garantiu não ter pressa para a nova escolha
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) vai eleger, no próximo dia 5 de setembro, o vice-presidente do órgão. A função tem como uma das principais atribuições assumir interinamente a chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR), caso haja vacância no posto.
O mandato do atual PGR, Augusto Aras, termina no dia 26 de setembro. No entanto, o presidente Lula demonstrou não ter pressa para a definição do novo nome, o que abre caminho para que o eleito pelo colegiado fique à frente da PGR por um período até que uma nova indicação seja feita.
Na terça-feira passada, Lula afirmou em uma live que vai escolher o próximo procurador-geral da República "no tempo certo, na hora certa". "As pessoas já estão preocupadas com a sucessão do procurador-geral da República, com o outro membro da Suprema Corte. Essa é uma coisa que é uma naturalidade: ninguém neste país tem mais experiência de buscar procurador do que eu. Já escolhi três. Então, eu vou escolher no momento certo, na hora certa", disse.
Segundo publicação do O Globo, interlocutores da Procuradoria apontam como principal candidata ao cargo a subprocuradora-geral da República Elizeta Maria de Paiva Ramos, que já integra o CSMPF.