• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Conservadores reconhecem que social-democratas têm prioridade para próximo governo Alemão

Conservadores reconhecem que social-democratas têm prioridade para próximo governo Alemão

Com medida, Armin Laschet, candidato de Merkel, se distancia das chances de vitória

Por Da Redação
Ás

Conservadores reconhecem que social-democratas têm prioridade para próximo governo Alemão

Foto: Michael Sohn/AP/Picture Alliance

O partido alemão União Social-Cristã (CSU), reconheceu nesta terça-feira (28), que o Partido Social-Democrata (SPD), tem maiores chances de formar o próximo governo da Alemanha. A legenda venceu a eleição geral no último domingo (26). 

O CSU é aliado ao Baviera da União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler Angela Merkel. No entanto, ele reconhece agora que as chances do candidato da sigla, Armin Laschet, suceder Merkel são baixas em relação ao candidato do SPD, Olaf Scholz.

"Olaf Scholz tem mais possibilidades de se tornar chanceler neste momento, claramente", afirma o líder da CSU, Markus Söder.

Mesmo com a derrota no pleito no último domingo (26), Laschet ainda esperava suceder Merkel. Governador do mais populoso estado alemão, a Renânia do Norte-Vestfália, ele concordou em renunciar do cargo, no final de outubro. 

De acordo com Söder, com base no resultado resultado, que foi o pior para a história dos conservadores alemães, "nenhum mandato para governar pode se legitimar moralmente". O partido ficou com 24,1% dos votos, 8,9 pontos a menos que em 2017, na última eleição. 

Além disso, o líder do CSU completou que "o resultado de uma eleição não pode ser reinterpretado, deve ser aceito. É uma regra básica da democracia". 

"Consequentemente, não podemos reivindicar um direito automático a um governo da união [CDU e CSU]. Temos de entender que os Verdes e o Partido Democrático Liberal [que ficou em 4º lugar nos resultados eleitorais] são os primeiros a discutir com o SPD [para formar o próximo governo]", concluiu. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.