Consignado CLT: trabalhadores poderão contratar empréstimo diretamente com os bancos
Recurso foi liberado para aplicativos das instituições habilitadas nesta sexta-feira (25)

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Crédito do Trabalhador, conhecido como Consignado CLT, poderá ser contratado pelos trabalhadores por meio dos canais eletrônicos dos bancos habilitados a partir desta sexta-feira (25).
Os trabalhadores que já têm um empréstimo ativo também poderão migrar para a nova linha. A portabilidade entre bancos, porém, estará disponível a partir do dia 6 de junho.
A expectativa é que as contratações dessa modalidade aumentem, com mais pessoas optando por essa linha de crédito para migrar para juros mais baixos. O Ministério do Trabalho estima que os desembolsos para o empréstimo superem R$ 100 bilhões até junho.
Antes, as contratações do crédito eram feitas através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), onde o trabalhador podia solicitar a proposta diretamente com instituições financeiras habilitadas.
"Esse novo canal de atendimento colocará o produto em nova fase e permitirá o crescimento nas contratações, com ofertas mais atrativas para que os clientes possam tomar esse crédito ou migrar dívidas mais caras para o novo consignado, em condições de juros e prazos melhores", afirmou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota.