Controvérsia em torno dos cortes orçamentários deve dominar última reunião do PT em 2024
Pacote do governo Lula está pronto e deve ser anunciado após a cúpula do G20
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A última reunião do diretório nacional do PT em 2024, marcada para o início de dezembro, deve ser marcada pela controvérsia em torno dos cortes orçamentários que serão anunciados pelo governo Lula (PT) após a reunião de cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro.
Inicialmente, o encontro tinha como objetivo discutir estratégias para 2025 e as eleições presidenciais de 2026. De 5 a 7 de dezembro, o partido realizará um seminário com pautas como comunicação, planejamento político e programa de governo.
Contudo, segundo informações da Folha de S.Paulo, lideranças petistas esperam que o anúncio dos cortes pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve dominar as discussões, criando um clima tenso no encontro e desviando o foco para o impacto das medidas dentro e fora do partido.
Em recente entrevista à CNBC, Haddad disse que as medidas definidas estão em linha com o que planejou a equipe econômica e foram aprovadas pelo presidente Lula. No entanto, segundo o ministro, ainda falta o Ministério da Defesa bater o martelo nas propostas de corte na pasta. Gastos com a previdência militar são os maiores na Defesa e estão na mira do governo, que visa equilibrar as contas públicas.