• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cooperativa que Sérgio Reis ajudou a criar em terra indígena no Pará é investiga pelo MPF
Brasil

Cooperativa que Sérgio Reis ajudou a criar em terra indígena no Pará é investiga pelo MPF

Um dos principais objetivos da entidade, é viabilizar a exploração mineral na Terra Indígena Kaiapó

Por Da Redação
Ás

Cooperativa que Sérgio Reis ajudou a criar em terra indígena no Pará é investiga pelo MPF

Foto: Reprodução/R7

Uma cooperativa criada em 2019 com a ajuda do ex-deputado federal e cantor Sérgio Reis, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) do Pará. Um dos principais objetivos do local, é viabilizar a exploração mineral na Terra Indígena Kaiapó, no Pará. A investigação corre em sigilo.

Em março deste ano, indígenas divulgaram um manifesto contra a cooperativa, alegando que ela não se encaixa no “contexto do modo como a comunidade sobrevive”. Em entrevista ao GLOBO, Sérgio Reis afirmou ter ajudado a criar a entidade, mas nega ter vínculo atual com ela.

A Cooperativa Kaiapó foi criada em fevereiro de 2019 no município de Tucumã, Sul do Pará. Segundo a Confederação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), os responsáveis pela cooperativa são os empresários João Gesse e Sérgio Reis. Ainda não há informações sobre a participação de Sérgio Reis no inquérito do MPF.

Por meio de carta assinada por lideranças da região, caciques falam sobre atuação da cooperativa. “Cada aldeia já tem sua própria instituição ou associação e não precisamos que brancos falem por nós”, diz um trecho da carta.

Segundo dados da Receita Federal, além da mineração em terras indígenas, a cooperativa também tem entre seus objetos a exploração de recursos florestais, hídricos e comercialização de créditos de carbono. Ainda segundo a Receita, o atual presidente e o diretor da entidade são indígenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.