COP 15 da Biodiversidade: Países fecham acordo histórico para proteger 30% do planeta
Medida visa preservar terras, oceanos e espécies da crise climática

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mais de 190 países adotaram nesta segunda-feira (19) um acordo considerado histórico, em Montreal, para deter a destruição da biodiversidade. Apesar da oposição da República Democrática do Congo, as nações conseguiram chegar a um entendimento sob direção da China, que preside a COP15, após quatro anos de negociações. A informação é da Rádio França Internacional (RFI).
Este "pacto de paz com a natureza" chamado "acordo Kunming-Montreal" tem o objetivo de proteger as terras, oceanos e espécies da poluição, da degradação e da crise climática. O ponto principal do plano acordado pelos países é o objetivo de proteger 30% do planeta até 2030 e desbloquear US$ 30 bilhões de ajuda anual para a conservação nos países em desenvolvimento.
"O acordo foi adotado", declarou Huang Rungiu, presidente chinês da COP15, durante uma sessão plenária organizada na noite de domingo (18). "Juntos, nós demos um passo histórico", elogiou Steven Guilbeault, ministro do Meio Ambiente do Canadá, país que acolhe a conferência da ONU.
A criação de áreas protegidas em 30% do planeta foi apresentada como equivalente, para a biodiversidade, ao objetivo fixado pela COP21, em Paris, para limitar as mudanças climáticas a 1,5ºC. Atualmente, apenas 17% das terras e 8% dos mares são protegidos.