Copa do Mundo: produtos chegam a registrar altas de até 100%

Cerveja, carnes e televisores registram inflação de dois dígitos desde 2018

Por Da Redação
Ás

Copa do Mundo: produtos chegam a registrar altas de até 100%

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segundo levantamento feito pela economista da XP, Tatiana Nogueira, os itens mais consumidos durante a Copa do Mundo chegam a registrar altas de até 100% desde a última copa. Itens como cerveja, carnes e televisores, que tem alta da demanda devido ao evento esportivo, registram inflação de dois dígitos desde 2018.

Para assistir ao jogo, como a grande maioria dos torcedores não irá até o Catar, em novembro, a televisão será quase indispensável. São poucos aqueles que ainda acompanham pelo rádio ou assistem na tela pequena do celular. Caso o brasileiro queira trocar a TV por um modelo maior ou melhor, deve desembolsar em média 17% mais que em 2018. 

E se a ideia é fazer um churrasco para acompanhar o jogo e fazer o “esquenta” antes da partida, o brasileiro vai desembolsar em média 80% mais para comprar a carne, 18% para cerveja e 24% para comprar refrigerante e água. A alta do primeiro item está associada à maior demanda global, elevação dos custos de grãos e queda da área de pastagens com a crise hídrica de 2020/21. Cerveja e refrigerante, em paralelo, tiveram alta relevante de custos (especialmente de embalagens, com cotação em dólares).

Além dos torcedores caseiros, existem também aqueles que preferem acompanhar os jogos fora de casa, num bar, por exemplo. Se este é o caso, vai gastar cerca de +15% a mais para comprar a cerveja e +20% para água e refrigerante. "A inflação é levemente menor em comparação à compra no supermercado, mas vale lembrar que, na média, consumir fora do domicílio é 15% mais caro.", lembra a economista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.