Economia

Copom define Selic nesta quarta feira (2)

Analistas do mercado preveem a taxa subindo dos atuais 9,25% para 10,75% ao ano

Por Da Redação
Ás

Copom define Selic nesta quarta feira (2)

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (2) para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia. De acordo com o relatório "Focus", divulgado pelo BC, analistas do mercado financeiro esperam que a Selic suba dos atuais 9,25% para 10,75% ao ano. A resolução será anunciada após as 18h. 

Caso seja confirmado, esse será o oitavo aumento seguido o que, na prática, leva o juro básico a um patamar acima de 10% pela primeira vez em quatro anos e meio. O mercado espera que a taxa suba para 11,75% ao ano no mês de março, patamar no qual deve fechar o ano de 2022.

O Banco Central utiliza a taxa básica de juros como o principal instrumento para conter o aumento de preços. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Mas quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas, o Banco Central reduz a Selic.

A meta central de inflação é de 3,5% em 2022, e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%. No entanto, o mercado financeiro já prevê a inflação acima dos 5% ao final deste ano.

Para 2023, o mercado financeiro elevou de 3,40% para 3,50% a estimativa de inflação. Para o próximo ano, a meta de inflação foi fixada 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário