Coração de Dom Pedro I desembarca no Brasil para celebrar 200 anos da Independência
Item ficará disponível até o dia 7 de setembro para visitação escolar
Foto: Reprodução/TV Globo
O coração de Dom Pedro I desembarcou no Brasil por volta das 10h15 desta segunda-feira (22), na Base Aérea de Brasília. O órgão foi trazido da cidade do Porto, em Portugal, onde estava conservado em formol, há 187 anos, na igreja de Nossa Senhora da Lapa.
A vinda do coração do imperador acontece em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I. O transporte foi feito na cabine de passageiros de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e o item chegou foi trazido por três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro.
Escolas poderão visitar a peça rara, que ficará exposta a partir de quinta-feira (25) e até o dia 7 de setembro, data que marca o feriado da Independência do Brasil. Para levar uma turma ao Itamaraty para ver a relíquia, será preciso agendar previamente.
O Ministério das Relações Exteriores não informou qual foi o custo da operação para trazer o órgão até Brasília, onde ficará exposto no Palácio do Itamaraty. A Polícia Federal (PF) será responsável pela segurança do coração durante o período que estiver no país, junto às Forças Armadas.
De acordo com o chefe do cerimonial do Itamaraty, Alan Celho Séllos, o coração será recebido com honrarias. "Será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil", afirmou Séllos.