Saúde

Coração doado em Vitória da Conquista salva vida de paciente no DF

Transporte do órgão foi mediado pela Central de Transplantes

Ás

 Coração doado em Vitória da Conquista salva vida de paciente no DF

Foto: Reprodução/ Agência Brasília

Uma paciente de 58 anos, internada no Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), recebeu um coração doado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez o transporte do órgão, que foi levado ao instituto pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros na última terça-feira (23). 

Duas horas e meia foi o tempo gasto com o transporte do coração, que foi mediado pela Central Nacional de Transplantes. A diretora substituta da Central Estadual de Transplantes, Joseane Gomes Fernandes Vasconcellos, explicou à Agência Brasília que “quando há doação e o estado não tem condições de fazer o transplante, seja porque não tem receptor, seja por não ter logística viável para isso, a central faz um ranking para verificar qual localidade teria melhores condições de receber”. 

O estado de saúde da paciente não foi divulgado. O tempo máximo que um coração sobrevive fora do peito do doador até ser transplantado em outra pessoa é de quatro horas. É um dos órgãos com menor durabilidade. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário