Coreia do Norte diz ter testado drone submarino de ataque nuclear
Testes seriam resposta a manobras da Coreia do Sul e dos Estados Unidos
Foto: Reprodução/Rodong Sinmun
A Coreia do Norte disse nesta sexta-feira, 24, que realizou testes com um novo drone submarino de ataque nuclear capaz de causar "um tsunami radioativo". Testes seriam resposta aos recentes exercícios militares entre Seul e Washington.
Segundo a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA, o país realizou diversos testes de armas durante a semana em resposta a manobras em larga escala da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
Ainda segundo a agência de notícias estatal, o Exército norte-coreano implantou e testou o novo armamento, capaz de provocar uma onda destrutiva "em grande escala".
"O drone de ataque submarino nuclear pode ser implantado em qualquer costa e porto ou ser rebocado por um navio de superfície para operação", disse a KCNA.
"A missão desta arma é "infiltrar-se secretamente nas águas operacionais e provocar um tsunami radioativo de grande escala (...), destruir frotas ofensivas e portos operacionais importantes do inimigo", acrescentou.
Segundo a KCNA, o líder norte-coreano Kim Jong Un esteve pessoalmente na realização dos testes. Imagens do jornal Rodong Sinmun mostram o líder sorridente e o que parece ser uma explosão subaquática.
A agência também afirma que os militares dispararam na quarta-feira (22) mísseis de cruzeiro estratégicos "equipados com uma ogiva de teste que simulava uma ogiva nuclear".