França proíbe TikTok e Netflix em celulares de trabalho
Governo francês diz que aplicativos apresentam "riscos de cibersegurança”
Foto: Reprodução/Pixabay
A França proibiu nesta sexta-feira (24) a instalação e o uso de aplicativos recreativos, como o TikTok e a plataforma de streaming Netflix, nos celulares de trabalho dos funcionários públicos. Segundo o governo francês, os aplicativos apresentam "riscos de cibersegurança para a proteção dos dados dos servidores e da administração".
Além da França, outros países já baniram o popular aplicativo chinês em aparelhos de servidores públicos, incluindo o parlamento do Reino Unido, os holandeses, as administrações belgas e o parlamento neozelandês. Estados Unidos, Canadá e Índia também tomaram a mesma medida.
A proibição, enviada aos ministérios por meio de uma instrução normativa, entra em vigor imediatamente e não abrange os telefones pessoais. Os que desejarem usar um dos aplicativos proibidos para comunicação institucional devem pedir permissão no departamento de informática do seu ministério ou do órgão público. Em caso de violação da proibição, ainda não está previsto nenhum sistema unificado de sanções.