CoronaVac para crianças será adquirida via Covax Facility, diz Queiroga
Ainda não há previsão de quando as doses chegam ao Brasil

Foto: Divulgação
Segundo informações ditas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em conversa com jornalistas nesta segunda-feira (25), o Ministério da Saúde vai adquirir os imunizantes CoronaVac para crianças a partir de 3 anos direto do Covax Facility, não por meio do Instituto Butantan.
Além disso, ainda não há previsão para o Brasil receber as vacinas contra a Covid-19.
"A opção é adquirir do mecanismo Covax Facility, até porque as doses são doses prontas e teria mais rapidez em disponibilizar vacinas para aqueles que, de forma não forçada, quiserem receber vacinas nas unidades básicas de saúde", explicou Queiroga. Sobre a quantidade de vacinas a serem adquiridas, o ministro afirmou que será somente "a necessária".
Em 15 de julho, a pasta decidiu liberar a vacinação para crianças entre 3 e 5 anos, após o Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI) emitir um parecer favorável. A decisão permitiu que estados e municípios usassem as doses em estoque.
"Tem CoronaVac disponível com estados e municípios para garantir a imunização dos grupos que foram incluídos no programa de vacinação contra a Covid-19", ressaltou Queiroga.