Cientistas descobrem gene associado ao ganho de força muscular durante exercícios
Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos

Foto: Reprodução/Pixabay
Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram um gene que está associado ao ganho de força muscular durante a atividade física. Em um artigo, publicado na revista científica Cell Metabolism na última segunda-feira (25), os estudiosos afirmam que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de possíveis medicamentos que possam imitar alguns benefícios dos exercícios.
Animais sem o gene C18ORF25 têm desempenho ruim ao fazerem exercícios e músculos mais fracos, segundo o artigo. O oposto ocorre com aqueles que possuem o gene C18ORF25, que se tornam mais resistentes e fortes, mas não necessariamente maiores. A equipe contou com a colaboração dos professores Erik Richter e Bente Kiens da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
O coordenador do estudo, Benjamin Parker, explicou como as descobertas podem refletir em benefícios no futuro. “Sabemos que o exercício pode prevenir e tratar doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer. Agora, esperamos que, ao entender melhor como os diferentes tipos de exercício provocam esses efeitos promotores da saúde no nível molecular, a comunidade científica possa trabalhar para disponibilizar novas e aprimoradas opções de tratamento", disse ao portal R7.