Coronavírus: COB divulga orientação para comissões esportivas que viajam para países infectados
Segundo o Comitê, a China e Coreia do Sul são destinos "contraindicados"
Foto: Reprodução
Em comunicado oficial, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou uma recomendação para que atletas, comissões técnicas e entidades filiadas evitem viagens a países onde há registro da epidemia do novo coronavírus.
Segundo o documento, viagens a China e Coreia do Sul são "totalmente contraindicadas" e que viagens aos demais países poderão ser realizadas adotando medidas de proteção contra o vírus. Além disso, o COB também informa que é necessário "avaliar a importância de competição frente ao calendário olímpico" para avaliar a necessidade da realização de competições em países com casos do vírus.
Também há orientação para que os atletas e comissões técnicas adotem medidas de proteção como: lavar as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos; evitar tocas olhos, boca e nariz; e desinfetar superfícies e/ou objetos que tenham sido tocados com frequência.
Na sexta-feira (28), a Organização Mundial da Saúde elevou o risco de contaminação da doença para "muito alto". Na China, país onde surgiu o vírus, são registrados mais de 70 mil infecções e 2.791 mortes. Já no Brasil, há registro de 182 casos suspeitos e um confirmado, em São Paulo.