Economia

Coronavírus deve trazer a recessão de volta ao Brasil ainda este ano

A principal dúvida é de qual vai ser o tamanho da queda

Por Da Redação
Ás

Com grande impactos causados pelo novo coronavírus, bancos e consultorias voltaram a revisar para baixo as projeções para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). A economia brasileira já caminha para uma recessão neste ano, a dúvida é de qual vai ser o tamanho da queda.

O avanço do vírus tem provocado efeitos negativos na economia global e nacional, já que parte da população está isolada em casa, o varejo fechou as portas para ajudar a conter a disseminação da doença, e fábricas precisaram interromper ou reduzir as operações.

Nas projeções da consultoria MB Associados, a atividade econômica deve recuar 0,3% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com os últimos três meses do ano passado. No segundo trimestre, o tombo deve ser de 6,5%.

Se o impacto for equivalente a 100% do bloqueio chinês, a queda do PIB brasileiro será de 1,6%. Num cenário mais positivo, em que o choque é de apenas 50% do observado na China, o Brasil ainda poderá colher um crescimento de 0,2%. 

O banco Itaú estima que o PIB do segundo trimestre deve recuar 9,6% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores, com uma recuperação de 11,9% no período de julho a setembro.

Medida do Ministério da Economia

A equipe econômica brasileira tem anunciado uma série de medidas para tentar minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus da atividade econômica do país.  Banco Central reduziu novamente a taxa básica de juros e já disponibilizou R$ 1,2 trilhão para o sistema bancário tentar manter o mercado de crédito funcionando.

O governo também propôs um auxílio mensal de R$ 200 para os trabalhadores autônomos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário