Coronavírus: Sociedade Brasileira de Infectologia é contra fechamento de escolas
Medida deve acontecer apenas em locais com transmissão sustentada
Foto: Reprodução
De acordo com um comunicado da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgado nesta quinta-feira (12), o fechamento de escolas no Brasil é considerado prejudicial para a sociedade. Tal medida foi tomada em decorrência da epidemia do novo coronavírus, que costuma provocar febre e sintomas respiratórios. Segundo o Ministério da Saúde, são 77 casos confirmados no pais.
Para a SBI, o fechamento de escolas é uma medida a ser considerada apenas nas cidades onde há transmissão sustentada ou comunitária, quando não é mais possível rastrear a cadeia de transmissão e desde que haja pelo menos 1.000 casos. Segundo a entidade, isso pode ocorrer "em poucos dias ou poucas semanas".
"Neste momento da epidemia no Brasil não está recomendado fechar escolas ou faculdades ou escritórios. O fechamento de escolas pode levar a várias famílias a terem que deixar seus filhos com seus avós, pois seus pais trabalham. Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero; já no idoso, a letalidade aumenta muito. No idoso com mais de 80 anos e comorbidades (duas os mais doenças relacionadas), a letalidade é em torno de 15%. Portanto o fechamento de escolas em cidades em que os casos são importados ou a transmissão é local pode ser prejudicial para sociedade!", diz comunicado da SBI.
A SBI ressalta que, em locais ainda na fase inicial de transmissão comunitária, a recomendação é estimular o trabalho em horários alternativos e restrição de contato social para pessoas com 60 anos ou mais, ou que tenham outras doenças.