Corpo de Bombeiros localiza caixa-preta de avião que caiu no interior de São Paulo
Equipamento foi identificado pelos bombeiros na parte da tarde, no momento das buscas conjuntas com os militares
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), que as equipes do órgão encontraram a caixa-preta do avião de pequeno porte que caiu na região de Santa Branca, no interior de São Paulo, na noite da última quarta-feira (23). O acidente ocasionou na morte dos cinco tripulantes.
De acordo com informações do Capitão Reis, do Corpo de Bombeiros, depois da retirada dos corpos das vítimas da área da mata, os bombeiros prestaram assistências as equipes da Força Aérea Brasileira para localizar a caixa-preta.
O equipamento foi identificado pelos bombeiros na parte da tarde, no momento das buscas conjuntas com os militares.
A Caixa Preta foi entregue para os militares do Seripa 4, órgão regional do Cenipa, em São Paulo, que iniciarão as atividades de investigação do acidente.
Segundo informaram os oficiais a caixa-preta será essencial para definir o que aconteceu nos últimos minutos do voo. Como o modelo do avião é mais antigo, a caixa-preta gravava somente a voz, como o diálogo entre o piloto e o copiloto, mas não armazenava dados do voo, a e exemplo de velocidade, altitude e pressão atmosférica, por exemplo.
Os detalhes do que foi registrado pela caixa-preta ainda serão investigados pelo Cenipa. Porém, de acordo com o órgão, a principal função da caixa-preta não está relacionada em estabelecer culpados pelos acidentes, mas ajudar a identificar as causas e auxiliar na prevenção deles.
Mesmo que os nomes sejam caixas-pretas, normalmente os objetos são pintados de laranja, uma cor que pode ser percebida à distância e facilita as buscas em casos de acidente.