Corpo de Rita Lee é velado com luzes de LED no Planetário do Parque Ibirapuera
Cerimônia aberta ao público presta homenagem à rainha do rock brasileiro
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O corpo da cantora Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, está sendo velado nesta quarta-feira (10) no planetário do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, com luzes de LED substituindo as tradicionais velas. O velório ocorre até as 17h e seguirá as diretrizes deixadas pela artista, que será posteriormente cremada.
Diferente dos velórios convencionais, a cerimônia não conta com a presença de flores. A família optou por substituí-las por castiçais iluminados com luzes de LED. Além disso, o projetor do planetário permanecerá ligado durante todo o tempo.
A escolha do planetário como local do velório se deu devido à relação que Rita Lee tinha com o lugar, que visitava semanalmente em um período de sua vida. Ela será a primeira personalidade a ser velada nesse espaço.
Após as 17h, haverá uma segunda cerimônia reservada exclusivamente para familiares e amigos próximos. Em seguida, o corpo será encaminhado a um crematório em São Paulo.
Rita Lee faleceu aos 75 anos na última segunda-feira (8) em sua residência na capital paulista, em decorrência do tratamento contra um câncer de pulmão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte da artista e decretou luto oficial de três dias no Brasil.
"Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista à frente de seu tempo. Embora ela achasse inapropriado o título de rainha do rock, o apelido faz jus à sua trajetória", declarou o presidente em um tweet. "Rita, agora falta você".
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também decretou luto oficial de três dias. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que uma praça no município receberá o nome da cantora como forma de homenagem.