Corpos de oito garimpeiros são encontrados na Terra Yanomami
Cadáveres tinham marcas de tiro e uma flecha foi encontrada no local
Foto: Polícia Federal/Divulgação
Oito garimpeiros foram encontrados mortos por agentes da Polícia Federal, na segunda-feira (1º), em Uxiu, na Terra Indígena Yanomami. Os corpos estavam na mesma região em que um agente de saúde indígena foi assassinado a tiros e outros dois Yanomami ficaram feridos no último sábado (29).
A Polícia Federal sobrevoava a região quando localizou as vítimas. Os corpos estavam uma espécie de cratera e tinham marcas de tiros. Além disso, a perícia da PF encontrou uma flecha no local.
Agora, o caso é investigado pela PF, que também reforçou a segurança na região com apoio da Força Nacional.
A suspeita é que as mortes tenham relação com o ataque aos indígenas da comunidade. Após o ataque, ocorrido no sábado (29), um grupo de indígenas seguiu os invasores pelo rio, mas eles revidaram novamente com tiros.
Crimes do último sábado (29)
A Polícia Federal investiga o suposto ataque a indígenas Yanomami por parte de garimpeiros, em Roraima. Na madrugada deste domingo (30), em atuação com o apoio das Forças Aéreas e da Funai, duas equipes da PF se deslocaram aos pontos em que o conflito ocorreu, na comunidade indígena UXIU, com intuito de investigar o ocorrido e de interromper eventuais agressões que ainda estivessem em andamento.
Indígenas teriam entrado em confronto e trocado tiros com garimpeiros no sábado (29). Três yanomamis foram atingidos. Um faleceu ainda no sábado e dois estão internados no Hospital Geral de Roraima, onde passam por procedimentos.
Durante as diligências a PF apurou indícios dos crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações.
O corpo foi encaminhado para o IML para elaboração de laudo. Outras diligências seguem em andamento para identificar, localizar e prender os autores dos crimes.