Corte de juros pelo Banco Central será cauteloso devido ao cenário internacional
Próxima reunião do Copom deve manter taxa em 13,75% ao ano
Foto: Agência Brasil
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), agendada para terça-feira (20), provavelmente manterá a taxa de juros em 13,75% ao ano. De acordo com economistas consultados pela CNN, os fatores econômicos internos são favoráveis para a autoridade monetária, porém, há preocupações em relação ao cenário internacional. O resultado da reunião será divulgado na quarta-feira (21).
Segundo Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, o contexto internacional de aumento de juros em economias fortes, como Estados Unidos e União Europeia, não permitirá cortes rápidos de juros no Brasil.
No entanto, o especialista espera que o país inicie em breve um ciclo de redução de juros, que deverá ser prolongado. “Não vai ser pouca coisa que vai ser cortada de juros aqui, justamente para subir bastante em outras economias também. E é importante que as economias avançadas continuem a reduzir sua inflação via política monetária, porque uma parte considerável dos itens hoje, de posse de qualquer inflação do mundo, são globalizados”, disse.