• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Corte de Lula no orçamento de pesquisa para universidades se deu por MP de Bolsonaro
Política

Corte de Lula no orçamento de pesquisa para universidades se deu por MP de Bolsonaro

Em agosto de 2022, o então presidente estabeleceu teto para a verba

Por Da Redação
Ás

Corte de Lula no orçamento de pesquisa para universidades se deu por MP de Bolsonaro

Foto: Reprodução/Unicamp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortou R$ 4,2 bilhões no orçamento para pesquisas em universidades e a ação causou polêmicas e questionamentos sobre uma quebra de promessa de campanha do petista. No entanto, o governo não tinha outra saída porque o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória em agosto de 2022 em que estabeleceu um teto para a verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).  

Ou seja, o que ultrapassasse esse limite não poderia ser gastos com ciência e seria direcionado para o orçamento secreto. A MP tem validade até o dia 5 de fevereiro e até lá, Lula não tem outra alternativa a não ser aguardar a perda de validade do MP. A recomposição dos recursos poderá ser feita após a data, por meio de projeto de lei de autoria do Executivo.  

“A MP 1.136/2022, que estabeleceu limites à aplicação do FNDCT, perderá validade no dia 5 de fevereiro, o que permitirá o encaminhamento da demanda de recomposição”, informou o ministério. “O valor estimado para o Fundo será de R$ 9,96 bilhões ainda em 2023.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário