• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Cotado para presidência do BC, Galípolo volta a Brasília para ficar de “sobreaviso”

Cotado para presidência do BC, Galípolo volta a Brasília para ficar de “sobreaviso”

Economista é o favorito para suceder Roberto Campos Neto, com possível sabatina no Senado já na próxima semana

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Cotado para presidência do BC, Galípolo volta a Brasília para ficar de “sobreaviso”

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

O economista Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, retornou antecipadamente a Brasília, nesta segunda-feira (26), após viagem de trabalho, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Galípolo é o principal cotado para ser indicado à presidência do Banco Central, em substituição a Roberto Campos Neto, cujo mandato termina em dezembro.

Segundo o g1, Lula solicitou que Galípolo permaneça de sobreaviso em Brasília, caso decida oficializar sua indicação, que precisará ser aprovada pelo Senado. Antes de confirmar a escolha, o presidente busca acertar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, uma data para a sabatina do economista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ministros da área econômica pressionam para que Lula faça o anúncio ainda esta semana, para que a sabatina ocorra na próxima semana, antes do recesso do Senado. A aprovação em novembro, após as eleições municipais, não é vista como ideal pelo governo.

Galípolo, que tem estreita relação com Lula, participou da campanha eleitoral do presidente, integrou a equipe de transição e atuou no Ministério da Fazenda antes de assumir a diretoria no Banco Central.

Pela manhã, Galípolo participou de um evento comemorativo dos 125 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina, mas teve de deixar o evento mais cedo devido à convocação presidencial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário