Covid-19: 172 milhões de vacinas já foram administradas em 77 países, diz estudo
No Brasil, o número de doses administradas é de 5.034.147
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela Bloomberg divulgada no último sábado (13), apontou que cerca de 172 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já foram administradas em pessoas de pelo menos 77 países. Segundo a pesquisa, o objetivo é de que esse número cresça para a casa dos bilhões, principalmente, porque algumas vacinas requerem mais de uma dose.
No Brasil, o número de doses administradas é de 5.034.147. Já nos Estados Unidos, até agora foram aplicadas 52,03 milhões de doses. Logo depois vem a China, com mais 40,50 milhões de unidades aplicadas, Reino Unido, com 15,09 milhões, Índia, com 7,96 milhões, e Israel, com 6,27 milhões, país que mais vacinou proporcionalmente.
Os EUA apostam nas vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Ambas as vacinas requerem duas aplicações com intervalo de semanas e ao menos 13,7 milhões de pessoas já tomaram as doses necessárias. Autorizadas para o uso nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, as vacinas da Pfizer-BioNTech e a da Moderna conseguiram reduzir as infecções por coronavírus em 95%. Um fármaco da AstraZeneca e da Universidade de Oxford recebeu a primeira autorização, pelo Reino Unido, em 30 de dezembro. A China também liberou a vacina CoronaVac para uso geral. No Brasil, ambos os imunizantes foram autorizados pela Anvisa para uso emergencial. A primeira dose no país foi aplicada em São Paulo em 17 de janeiro.