Covid-19: África tem maior queda em número de casos desde início da pandemia
Com 18 mil casos, a redução é de 29%
Foto: FMI/Esther Ruth Mbabazi
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a África vive a diminuição mais longa de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Houve queda de novas contaminações nas últimas 16 semanas e de morte nas últimas oito.
Com 18 mil casos e 329 mortes, a redução é de 29% e 37%, respectivamente, comparado à semana anterior. Este baixo nível de contaminações não era visto desde abril do ano passado. Com as infecções em recessão, vários países africanos começam a relaxar as medidas de combate à Covid-19. Atualmente, nenhum país enfrenta o ressurgimento da Covid-19.
A OMS considera que um país está em ressurgência quando reporta um aumento de 20% em casos em pelo menos duas semanas consecutivas ou quando o aumento de semana a semana seja 30% maior do que o pico mais alto de infeções semanais alcançado anteriormente. Apesar da diminuição das infecções, a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, afirma ser crucial que os países continuem vigilantes e mantenham medidas de vigilância, incluindo a vigilância genómica para detetar rapidamente variantes de Covid-19 em circulação, melhorar os testes e aumentar a vacinação.