Covid-19: Anvisa pede novas informações à Fiocruz e ao Butantan antes de liberar uso emergencial das vacinas
Agência federal pediu resposta ainda nesta quinta-feira
Foto: divulgação Grupo Fleury
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (14), que enviou ao Instituto Butantan e à Fiocruz ofícios reiterando os dados que faltam para a análise e conclusão dos pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nos dois casos, o órgão solicitou que as respostas sejam dadas ainda nesta quinta.
Em relação ao Butantan, que fabrica a CoronaVac, a solicitação de dados é referente ao protocolo que o instituto iniciou no dia 8 de janeiro. “Essa análise estatística se refere aos resultados de eficácia dos ensaios clínicos fase 3 e às complementações das informações sobre o estudo de imunogenicidade na fase 3 dos estudos clínicos”, completou a Anvisa, em nota. Já para a Fiocruz, que vai produzir a vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford, foram pedidos dados complementares solicitados após a etapa de triagem inicial da Anvisa e no decorrer das análises da equipe técnica da Agência.
Na última quarta-feira (13), a Agência recebeu parte da documentação do estudo de imunogenicidade. Segundo a Anvisa, esse estudo já passou pela triagem da equipe técnica e as complementações foram solicitadas ao Butantan. A avaliação final sobre os dois imunizantes está marcada para o próximo domingo (17), sob condição de as informações solicitadas serem enviadas.