Coronavírus

Covid-19: autotestes contribuem para subnotificação da doença no Brasil

Testes podem não ser realizados corretamente, o que aumenta os riscos de falsos negativos

Por Da Redação
Ás

Covid-19: autotestes contribuem para subnotificação da doença no Brasil

Foto: iStock

Em janeiro deste ano, os autotestes de Covid-19 foram regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A proposta que, em tese, seria viável para ampliar o diagnóstico da doença e facilitar o controle da circulação do Sars-Cov-2 pode estar, na verdade, dificultando o monitoramento da pandemia no país dada a subnotificação de resultados positivos.

Apesar de a agência reguladora exigir que as empresas responsáveis pelos testes indiquem o Serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde no produto, não há uma ferramenta que facilite a notificação de resultado positivo. O caminho para fazer a notificação parece fácil, no entanto, o que dificulta o processo é a falta de orientação e campanhas de conscientização sobre a importância do procedimento, seja na embalagem dos testes, seja nos canais oficiais do Ministério da Saúde.

Além disso, há o risco de o teste não ser realizado corretamente, o que aumenta os riscos de falsos negativos, impedindo o isolamento adequado da pessoa infectada e a quebra da cadeia de transmissão do vírus Sars-Cov-2.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.