Coronavírus

Covid: Queiroga afirma que quarta dose será autorizada para pessoas acima de 50 anos

O Ministério da Saúde já havia liberado a segunda dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais desde o mês passado

Por Da Redação
Ás

Covid: Queiroga afirma que quarta dose será autorizada para pessoas acima de 50 anos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (2) que a Pasta aprovará a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos.

"A segunda dose de reforço já está autorizada para acima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para acima de 50 anos", disse Queiroga após participação em evento ministerial em Brasília.

Anteriormente, desde meados do mês passado, o Ministério da Saúde, já havia liberado a segunda dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais. "Nós temos vacina. O governo federal se preparou para isso", afirmou Queiroga.

Uma nota técnica que ainda será divulgada pela pasta, contará com os detalhes sobre como funcionará o esquema de aplicação da quarta dose. A expectativa é que o documento seja divulgado nesta sexta (3).

Ao aprovar a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, a Saúde recomendou a aplicação quatro meses após a imunização com a primeira dose de reforço. As vacinas apontadas para o esquema foram as das farmacêuticas Pfizer, Janssen e AstraZeneca.

Segundo a pasta, a vacina Coronavac, que possui tecnologia diferente das demais, não foi apontada no sistema pois a pasta "aguarda novas evidências científicas sobre a sua efetividade como doses de reforço em idosos e imunocomprometidos".

Estudos publicados apontam que as vacinas utilizadas no Brasil aumentam a proteção contra a covid-19 mesmo entre pessoas que já tiveram a doença, evitando especialmente a ocorrência de mortes.

De acordo com consórcio no qual a Uol faz parte, Até ontem, 77,4% da população brasileira já havia tomado ao menos duas doses da vacina contra a covid-19. Além disso, quase 93 milhões de brasileiros já tomaram ao menos uma dose de reforço contra o novo coronavírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário