Coronavírus

Média móvel de casos de Covid-19 é a maior desde março

Número de casos chegou a 30.487 notificações diárias

Por Da Redação
Ás

Média móvel de casos de Covid-19 é a maior desde março

Foto: Fernando Zhiminaicela/Pixabay

A média móvel de casos de covid-19 chegou a 30.487 notificações diárias, maior número desde março, apontou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na quarta-feira (1). Na semana passada, em 25 de maio, a média era menos da metade registrada atualmente, 14.970.

De acordo com Leonardo Bastos, o frio que tomou conta de boa parte do país nas últimas semanas e o relaxamento de medidas de prevenção são os responsáveis por essa alta. Segundo ele, as pessoas tendem a permanecer em locais fechados quando faz frio, o que facilita a circulação do vírus.

Apesar se alta no número de casos, não existiu um crescimento expressivo no número de óbitos, o que, para Leonardo, pode ser atribuído à vacinação. Ainda assim, ele prevê que algum aumento no número de mortes deve ser registrado nos próximos dias.

O pesquisador chamou atenção ainda para o crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Agude Grave (SRAG) em todas as faixa etárias. Nesta quarta-feira (1), um boletim da Fiocruz apontou que a covid-19 é responsável por quase 60% dos casos de SRAG.

Diante desse cenário, Bastos defende que é hora de reavaliar a flexibilização do uso de máscaras por parte dos estados e municípios, para conter a circulação do vírus. "Tem que rever e voltar a obrigar [o uso de máscara] em algumas condições. [Como] Em transporte público, em ambientes fechados que a circulação de ar é ruim. Nesses casos, eu acho que é muito importante ter essa obrigação”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário