• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19: Emissões globais de CO2 têm maior queda da história na primeira metade de 2020
Brasil

Covid-19: Emissões globais de CO2 têm maior queda da história na primeira metade de 2020

Estudo aponta que emissões diminuíram em 1,551 milhão de toneladas

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Emissões globais de CO2 têm maior queda da história na primeira metade de 2020

Foto: Reuters/Yves Herman

Um estudo divulgado no periódico científico Nature Communications na última quarta-feira (14), aponta que as restrições da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, provocaram uma queda inédita das emissões de dióxido de carbono (CO2). Segundo o estudo, as emissões diminuíram em 1,551 milhão de toneladas (8,8%) na primeira metade de 2020 quando comparadas com o mesmo período do ano passado. A queda é maior do que as registradas durante a crise financeira de 2008 e a Segunda Guerra Mundial.

Ainda de acordo com a pesquisa, publicada por um grupo de cientistas da China, França, Japão e Estados Unidos, no primeiro semestre as emissões de CO2 derivadas do transporte caíram 40%, as da produção de energia 22% e as da indústria, 17%. Porém, os cientistas destacaram que as emissões voltaram a subir para seus níveis habituais em julho de 2020, quando a maioria dos países flexibilizou as restrições.

Para realizar o levantamento os pesquisadores usaram dados baseados na atividade em tempo real e analisaram as tendências diárias, semanais e sazonais de emissões de CO2 antes e depois da pandemia e da retração econômica que ela desencadeou.

Lockdown

Segundo os cientistas, os lockdowns estabelecidos pelos governos de todo o mundo como forma de conter a disseminação da Covid-19 ajudaram a reduzir o consumo de energia da produção industrial e dos transportes, o que resultou em um declínio das emissões de gases de efeito estufa. O clima mais quente do que o normal visto na maior parte do Hemisfério Norte, por exemplo, ainda significa que as emissões foram um pouco menores do que teriam sido na mesma época do ano passado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.