• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19: Governadores cobram Ministério da Saúde sobre plano de vacinação
Brasil

Covid-19: Governadores cobram Ministério da Saúde sobre plano de vacinação

Representantes estaduais pedem agilidade no cronograma

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Governadores cobram Ministério da Saúde sobre plano de vacinação

Foto: Agência Brasil

O Fórum de Governadores cobrou, nesta terça-feira (29), do Ministério da Saúde um cronograma para o início da imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil. O representante do grupo, o governador Wellington Dias (PT), do Piauí, pediu, durante uma reunião com os membros da pasta, que o governo estabeleça datas para vacinação e também para treinamento dos profissionais que participarão do trabalho.

“Claro que queremos segurança e a garantia de eficácia, mas também queremos agilidade. Porque ainda não temos um cronograma para o início da vacinação? Outros países começaram protegendo aquela parte mais vulnerável, isso requer menos doses de vacina. Mas é preciso ter um cronograma agora! Não é razoável que o mundo inteiro já tenha começado a vacinação em um país como o Brasil, que tem laboratórios, que tem produção, não ter iniciado a vacinação”, disse.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, na semana passada, que a previsão da pasta é a de começar a distribuir as doses de vacina contra a Covid-19 em meados de janeiro. De acordo com o ministro, a expectativa era entregar 24,5 milhões de doses ainda no primeiro mês de 2021.

Contudo, ainda segundo Wellington Dias, a previsão dada aos gestores estaduais pelo governo era de que o treinamento dos profissionais de saúde que atuarão na aplicação de vacinas fosse feito antes do Natal, o que não aconteceu. “Não foi. Vai ser mesmo na primeira semana de janeiro? Qual a data? Porque nós temos que mobilizar todos os municípios brasileiros para fazer essa formação de profissionais que trabalharão com a vacinação”, disse.

Nesta terça-feira (29), a Argentina começou a vacinação contra Covid-19 com a utilização do imunizante Sputinik V, produzido pela Rússia. No último domingo (27), a União Europeia também começou sua campanha de vacinação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário