Coronavírus

Covid-19: Governo pode autorizar cloroquina para pacientes graves até dia 24

Ministério vai liberar nota com orientações sobre uso de medicamentos

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Governo pode autorizar cloroquina para pacientes graves até dia 24

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O ministério da Saúde pode autorizar até a próxima terça-feira (24), a prescrição de cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A declaração foi feita há pouco pelo secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. Até lá, o ministério soltará uma nota com orientações sobre o uso dos medicamentos.

O secretário informou que a eventual liberação dos remédios terá caráter experimental e será valido apenas para pacientes internados em estado grave. Ele ainda ressaltou que os dois remédios têm efeitos colaterais fortes e não podem ser estocados para serem usados em caso de gripe.

Vacinação

Em relação à campanha de vacinação contra a gripe, que começa amanhã, segunda-feira (23), para idosos e profissionais de saúde, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, relatou iniciativas de estados e de municípios para evitar a aglomeração de idosos em postos de saúde. Ele citou parcerias com escolas para vacinação em pátios, ambientes mais arejados, e o fechamento de acordo com farmácias, empresas e entidades do setor produtivo para evitar a concentração de pessoas em um único lugar.

Foi mencionado também iniciativas para que profissionais de saúde levem as doses às unidades hospitalares e às clínicas para que os colegas se vacinem. Desta forma, o deslocamento em massa de profissionais de saúde para os postos de vacinação é evitada. Na ocasião, a iniciativa do governo do Pará também foi citada, onde passarão a realizar a vacinação no sistema drive-thru, em que o motorista não sai do carro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.