Brasil

Covid-19: Leitos de UTI do SUS devem superlotar em maio

Falta de UTIs no sistema público pode atingir cerca de 20 estados e durar aproximadamente dois meses

Por Da Redação
Ás

Covid-19: Leitos de UTI do SUS devem superlotar em maio

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo e publicado neste domingo (03), aponta que a maioria dos estados brasileiros deve atingir em maio a ocupação máxima dos leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) por causa da pandemia do novo coronavírus. No sistema privado, um número menor chegará ao limite de suas Unidades de Tratamento Intensivo em maio. Até o fim de junho, porém, a maioria dos estados deverá ter os leitos particulares e públicos lotados.

Durante o período de ocupação máxima, a falta de UTIs no sistema público pode atingir cerca de 20 estados e durar, em muitos casos, aproximadamente dois meses. No sistema particular, com mais leitos proporcionalmente, a carência de vagas será de cerca de um mês.

Em ambos os sistemas, o tempo de internação em UTI de pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode chegar a variar de 21 a 35 dias, o que torna a falta de leitos prolongada. Com a tendência atual de ascendência da curva, o Brasil poderá registrar mais de 40 mil infecções diárias após a primeira semana de junho e um déficit de leitos de UTI acima de 20 mil ao final do próximo mês.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário