Covid-19: Pesquisa revela motivo de pacientes testarem positivo para doença após recuperação
Artigo do laboratório membro do Instituto Whitehead visa solucionar dúvida

Foto: Getty images
Logo nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, pacientes que já haviam se recuperado da covid, às vezes obtinham resultados positivos em um teste de PCR depois de alguns meses. O novo artigo do laboratório membro do Instituto Whitehead e professor de biologia do MIT, Rudolf Jaenisch, oferece uma possível resposta para esses pacientes continuarem testanto positivo: as sequências genéticas do vírus podem se integrar ao genoma da célula hospedeira por meio de um processo chamado transcrição reversa.
As seções do genoma podem então ser “lidas” em RNAs e serem detectados por um teste de PCR.
Ao examinaram o DNA das pequenas sequências virais em busca de pistas sobre o mecanismo pelo qual chegaram lá, encontraram a marca registrada de uma característica genética chamada retrotransposon ou “genes saltadores”, que são seções de DNA que podem se mover de uma região do genoma para outra.
É possível que apenas algumas células humanas experimentem algum tipo de integração viral. No caso de outro vírus de RNA que se integra ao genoma da célula hospedeira, apenas uma fração de um por cento das células infectadas continha DNA viral integrado. Para o vírus da covid a frequência de integração em humanos ainda é desconhecida.