Covid-19: taxa de positividade aumenta 18 pontos percentuais em 30 dias no Brasil
Mais de 83% dos brasileiros tomaram a primeira dose da vacina
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) aponta que, após quase três meses de estabilidade, a taxa de transmissão da Covid-19 voltou a indicar um novo crescimento no país. Segundo o levantamento, a taxa de positividade aumentou de 10,2% para 28,8% em apenas 30 dias. O último Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quinta-feira (26), mostra que 48% dos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram decorrentes da doença.
Além disso, 84% das mortes por SRAG também estão relacionadas ao coronavírus. Apesar dos números serem referentes a um período de sete dias, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressalta que essa tendência já vem se repetindo. “Essa propensão vem sendo observada desde a semana epidemiológica de 24 a 30 de abril”, explicou.
Vacina
De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 83% da população se vacinou com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e 76,7% com a segunda dose ou dose única. A pasta já distribuiu mais de 487,7 milhões de doses de vacina e cerca de 48 milhões de pessoas estão aptas a receber a dose de reforço. O ministério também recomenda aos estados e municípios que façam a busca ativa da população para completar o esquema vacinal contra a Covid-19.