Americanos montam cardápio para dieta da longevidade; veja
Alimentos podem ajudar a viver por mais tempo
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa feita pelos americanos Valter Longo, da Universidade do Sul da Califórnia, e Rozalyn Anderson, da Universidade de Wisconsin, reconhecidos estudiosos do impacto da alimentação na longevidade, aponta que para viver com saúde até os 100 anos ou mais é necessário incluir na alimentação frutas, especialmente as vermelhas, legumes e folhas. Além disso, é preciso riscar do cardápio as carnes vermelhas e reduzir muito a ingestão de proteína animal, inclusive a oriunda de peixes.
Essa dieta da longevidade foi proposta pelos americanos em um artigo publicado na revista científica Cell. Na pesquisa, os cientistas queriam fazer uma varredura na literatura e extrair dados para delinear um regime que ajude as pessoas a viver saudáveis e por mais tempo. Eles trouxeram à luz os alimentos recomendados e indicaram o período ideal para consumi-los.
A pesquisa mostrou que as refeições devem ser feitas em um período concentrado de onze a doze horas. Depois disso, mais nada. “A prática beneficia o metabolismo do que foi ingerido e o sono”, disse Valter Longo, autor principal do estudo, em entrevista à Veja.