Covid-19: terceira dose da vacina aponta eficiência de 85% contra hospitalização
Eficiência contra Ômicron cai para 55% após três meses
Foto: Reprodução/Dado Ruvic
A revista científica The Lancet Respiratory Medicine revelou, através de um estudo, que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 eleva a 85% a proteção contra hospitalização pela variante Ômicron. A análise foi realizada com os medicamentos desenvolvidos pelas farmacêuticas Pfizer/BioNTech.
O estudo também revela que, após três meses da aplicação da terceira dose, a eficácia do medicamento contra as hospitalizações cai para 55%.
“As doses de reforço da vacina Pfizer/BioNTech melhoram significativamente a proteção contra a Ômicron, embora essa proteção pareça diminuir após 3 meses contra visitas à emergência e até mesmo para hospitalização”, disse a epidemiologista e principal autora do estudo, Sara Tartof, em comunicado.
Sem o reforço da terceira dose, os quadros de hospitalizações ficam em torno de 41% e em 31% em atendimentos em emergência pela variante Ômicron. Os dados de pesquisas desenvolvidas pela Kaiser Permanente, que contam com o financiamento da Pfizer, foram utilizados pela farmacêutica na solicitação para o aval de uma quarta dose da vacina para idosos à Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos.