Covid-19: vacina da Oxford chega ao Brasil em janeiro de 2021
Data para distribuição na população irá depender da aprovação da Anvisa
Foto: Divulgação | Reuters
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta sexta (2), que 30 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford, feita em parceria com a AstraZeneca, chega ao país em janeiro de 2021.
Anteriormente, a chegada dos imunizadores ao Brasil estavam previstos para dezembro. Em entrevista à CNN Brasil, Pazuello disse que mesmo com a entrega, o processo para imunização da população só poderá ser feita após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
"Uma vez aprovada a vacina com registros internacionais, cabe à Anvisa certificar no Brasil. Quanto à velocidade da certificação e aceleração de fases, eu não tenho essa posição hoje, que é específica da Anvisa. Assim que tivermos a vacina e a autorização, começamos a vacinar", afirmou o chefe da pasta.
Na quinta (1), a Anvisa recebeu os primeiros documentos da AstraZeneca para o início do registro da vacina no Brasil. A agência prometeu que a análise inicial será feita de forma rápida e eficaz para que as etapas de análise da vacina sejam concluídas.