Coronavírus

Covid: Fiocruz detecta linhagens com potenciais maiores de transmissão

As linhagens são BA.4, BA.5 e BA.2.12.1, cujas características genômicas podem levar a uma maior transmissibilidade viral

Por Da Redação
Ás

Covid: Fiocruz detecta linhagens com potenciais maiores de transmissão

Foto: Gerd Altmann/Pixabay

A Rede Genômica Fiocruz divulgou, nesta segunda-feira (13), novos dados a respeito das linhagens e variantes do vírus da covid-19 no Brasil.  As novas informações o aumento da detecção, entre maio e junho, das linhagens BA.4, BA.5 e BA.2.12.1, que têm características genômicas que podem levar a uma maior transmissibilidade viral.

Os dados são computados semanalmente na plataforma da Rede com a obtenção de dados da plataforma EpiCoV da Global Initiative on Sharing All Influenza Data (Gisaid), uma plataforma internacional para compartilhamento de dados genômicos dos vírus de influenza e Sars-CoV-2. A atualização da Rede Genômica Fiocruz informa a caracterização genômica de sete casos confirmados por RT-PCR de coinfecção pelos vírus Sars-CoV-2 e influenza e ainda 69 casos de reinfecção, 48 dos quais associados à reinfecção pela Ômicron. Os novos dados também destacam a substituição da linhagem BA.1 pela linhagem BA.2.

Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu dez variantes de monitoramento prioritário, classificadas em quatro categorias: variantes de preocupação (VOC), variantes de interesse (VOI), variantes sob monitoramento (VUM) e linhagens de variantes de preocupação sob monitoramento (VOC-LUM). Estão em circulação apenas as VOCs Ômicron e Delta, sem circulação expressiva, em escala global, de nenhuma VOI.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário