Fiocruz lança site que reúne relatos de experiências da covid-19
Além de textos, desenhos, fotos e vídeos compõe o acerto digital
Foto: Reprodução/Fiocruz
A Fiocruz lançou um site que reúne relatos de experiências relacionadas à covid-19, como isolamento social, home office, encontros virtuais e outras circunstâncias que passaram a ser comuns depois da pandemia. O acervo digital faz parte do projeto Arquivos da Pandemia: memórias da comunidade Fiocruz.
Além de textos, a iniciativa reúne desenhos, fotografias e vídeos de profissionais e estudantes da Fiocruz, assim como de pessoas que vivem nas localidades onde a instituição está presente. São quase mil arquivos digitais e mais de 200 registros que retratam a vivência dos participantes durante esse período. O projeto recebe contribuições até o dia 30 de agosto de 2022 por meio de formulário online disponível no site.
Entre os relatos que mais chamam a atenção, estão o de pessoas que perderam amigos ou entes queridos para a covid. Luciana Heymann, coordenadora do projeto, destaca um projeto em especial enviado ao trabalhadores da Fiocruz, uma homenagem prestada por alunos de uma escola municipal da região da Maré, no Rio de Janeiro.