CPI das ONGs: Nova reunião foi realizada nesta terça-feira com depoimento de Aldo Rebelo
Comissão Parlamentar de Inquérito investiga financiamento de ONGs na Amazônia
Foto: Jane de Araújo / Agência Senado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs realizou uma nova reunião nesta terça-feira (11). A investigação tem como foco as atividades de organizações não governamentais financiadas com dinheiro público na região da Amazônia.
Na ocasião, foram analisados requerimentos, seguidos do depoimento do ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo. Rebelo, convidado a falar aos parlamentares, possui experiência e conhecimento em questões relacionadas ao meio ambiente, tendo exercido importantes cargos e sido relator do Código Florestal.
Entre os requerimentos votados, destaca-se o pedido do senador Marcio Bittar para que a Polícia Federal disponibilize um delegado federal para dar apoio técnico investigativo à CPI. Além disso, o senador Dr. Hiran solicitou o convite ao antropólogo francês e fundador da ONG Comissão Pró-Yanomami, Bruce Albert. Também foi avaliado o requerimento do senador Jaime Bagattoli para que a comissão ouça o fundador do movimento "Garimpo é legal", Jailson Reis de Mesquita.
A CPI das ONGs foi instalada em 14 de junho, sendo presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), autor do requerimento para criação da comissão. O senador Marcio Bittar é o relator dos trabalhos.