Política

CPI de 8 de janeiro prepara uma proposta de acordo para Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro poderá reduzir sua pena caso aceite a proposta da CPI

Por Da Redação
Ás

CPI de 8 de janeiro prepara uma proposta de acordo para Mauro Cid

Foto: Geraldo Magela/Agência Brasil

A CPI de 8 de janeiro está preparando uma proposta de acordo de delação premiada para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa iniciativa representa a primeira vez que um colegiado propõe um acordo desse tipo a um depoente. Se Mauro Cid aceitar, esse acordo pode resultar na redução de sua pena. 

A relatora da CPI, Eliziane Gama (PSD-MA), confirmou a intenção de oferecer o acordo e explicou que o próximo passo será aguardar a aprovação em plenário, a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e a homologação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela ressaltou que a decisão final depende da aceitação de Mauro Cid.

"Eu encaminhei essa proposta para a mesa da Casa para obtermos orientação técnica nesse sentido. Esse é um instrumento relativamente novo, datado de 2013, mas, até o momento, nunca foi utilizado em uma CPI. No entanto, todas as condições estão presentes para que isso ocorra, e estamos disponíveis para discutir essa possibilidade com o depoente", declarou Eliziane Gama.

Mauro Cid encontra-se preso desde maio e enfrenta acusações relacionadas a cartões de vacinação falsificados. Além disso, ele é mencionado em outras investigações, como envolvendo as mensagens de 8 de janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário