CPI do 8 de janeiro: sala-cofre recebe primeiros documentos sigilosos
Arquivos do GSI foram entregues na segunda (24)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A sala-cofre da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os atos do 8 de janeiro recebeu, na segunda-feira (24), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), os primeiros documentos sigilosos enviados para atender a requerimentos aprovados por congressistas.
Segundo o G1, o espaço vai abrigar os documentos que não podem ser acessados pelo sistema do Senado ou “por sua natureza ou conteúdo, exija rigor ainda maior no controle do sigilo”.
Para monitorar o local, a sala possui câmeras de vigilância que funcionam 24h. Todos os acessos até o cofre precisam ser registrados e devem ser acompanhados por policiais do Senado
Ao acessar o espaço, além de precisar de credenciamento, a pessoa terá que deixar telefone celular e demais dispositivos eletrônicos ou informáticos numa antessala que dá acesso ao cofre.
Documentos
Sindicância do GSI
O primeiro documento recebido é sobre sindicância aberta pelo GSI para apurar fatos ocorridos durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
'Plano Escudo'
O segundo documento enviado ao colegiado aborda o chamado "Plano Escudo". O planejamento traz detalhes sobre como deve ser a proteção do Palácio do Planalto em situações de crise.