CPI do MST aprova convocação de Rui Costa para depoimento
Nessa situação, o ministro é obrigado a comparecer à comissão
Foto: Agência Brasil
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) retomou os trabalhos nesta terça-feira (1º) com um requerimento extra-pauta que foi alinhado entre os membros da bancada pouco antes do início da sessão. Com isso, foi aprovado um pedido para convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para depoimento.
Segundo o requerimento do deputado Ricardo Salles (PL-SP), Rui foi convocado porque em seu mandato como governador da Bahia não teria empreendido "esforços para impedir atos de invasões de terra nem para garantir a propriedade privada". Além disso, segundo Salles, "o tema da reforma agrária" abrangeria diversos ministérios, "cabendo ao ministro-chefe da Casa Civil a articulação entre as diferentes pastas e o presidente da República".
A convocação do petista ocorre em meio à nova temporada de invasões promovida pelo MST nos últimos dias. Desde a última semana, quatro terrenos foram ocupados em Pernambuco, Bahia e Goiás, inclusive em área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), referência para o desenvolvimento de tecnologia no campo.
Até o momento, o colegiado não anunciou a data do depoimento de Rui. A convocação, diferente do convite, obriga que o ministro compareça à comissão.