CPMI do 8 de Janeiro se Prepara para Novas Convocações e Convites de Depoentes

Comissão planeja ouvir mais depoentes e deliberar sobre novos requerimentos relacionados aos atos de 8 de janeiro

Por Da Redação
Ás

CPMI do 8 de Janeiro se Prepara para Novas Convocações e Convites de Depoentes

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro está se preparando para uma nova rodada de convocações e convites de pessoas a serem ouvidas pelo colegiado nas próximas semanas. Nesta terça-feira (22), a CPMI terá uma reunião para deliberar sobre requerimentos a serem apresentados pelos membros da comissão.

A expectativa é que sejam pautados novos pedidos de convocação, o que deve voltar a movimentar o trabalho do colegiado após os depoimentos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e Walter Delgatti Neto, preso pela Polícia Federal por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Mauro Cid, também preso, é investigado em um esquema que apura a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde.

No dia 24 de agosto, a CPI deve colher o depoimento de Luis Marcos dos Reis, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro e é suspeito de movimentar R$ 3,34 milhões, com indícios de lavagem de dinheiro. Marcos dos Reis também é investigado por inserir dados falsos de doses de vacina contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde.

Com a prisão do atual Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Klepter Rosa, voltou à tona a possibilidade de convocar ou convidar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para prestar depoimento na CPMI. Até o momento, existem pelo menos seis requerimentos que pedem a convocação ou o convite do governador, mas nenhum deles chegou a ser colocado em pauta para aprovação.

A assessoria jurídica da senadora Eliziane Gama, presidente da CPMI, entende que a convocação ou convite de Ibaneis não é juridicamente possível devido à autonomia dos entes da federação e ao escopo de competência fiscalizatória do Poder Legislativo federal.

A CPMI do 8 de Janeiro segue com suas investigações e planeja ouvir novos depoentes e deliberar sobre os requerimentos pendentes nas próximas sessões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário